Referências

icon

Caio Andrade - Última atualização 10.06.21 Um catadão de plataformas, blogs e pessoas que admiro e sigo, tem um pouco de tudo, divirta-se. Atualizo sempre que possível.

Graffiti, intervenção urbana e arte

Candy Chang Ela trás lindas reflexões a partir de projetos simples, e quase poéticos.

Mr Bingo Sem dúvidas quem mais tem personalidade nesta lista, traz reflexões e questionamentos muito bons sobre processo criativo, da uma olhada no about dele.

Evan Roth Tech nerd + Arte, usa a tecnologia como inspiração para criar projetos humanos, que nos fazem refletir.

FAT Um coletivo de hackers bem cabeçudo, infelizmente ele fechou, mas dá para ver todos os projetos no histórico do site.

Aram Bartholl Esse cara dá uma viajada, mas consegue encontrar um tom artístico em projetos que brincam com a nossa relação com a tecnologia.

James Veitch Humorista que experimenta bastante, ficou conhecido por um TED em que respondia emails de spam.

Pejac Tem uma linha visual muito interessante e consistente, curto particularmente os experimentos com intervenção urbana.

Shantell Martin Dona de um traço único, transforma simples linhas em uma história.

Miguel Marquez Outside Projetos de intervenções urbanas tão sutis que parecem poesia.

Dries Depoorter Meio gênio da tecnologia, tem um pé em comunicação o que faz com que seus projetos sejam bem envelopados.

SpY Grandes intervenções e de uma simplicidade incrível, são obras que dizem muito só de batermos o olho.

Frederico Clapis Escultor que busca inspiração na nossa relação com tecnologia para criar suas peças, trabalhos bem diretos quase que literais.

Good Guy Boris Umas das pessoas mais criativas aqui, como grafiteiro ele transcende as paredes interagindo com música, videos entre outras coisas, recomendo seguir ele no insta.

THE MOBS Grafite de uma forma de diálogo, mais do grafitar, suas obras começam uma conversa com as pessoas.

Biancoshock Experimentador e artista, tem uma estética bem crua, ele usa o que estar ao redor para criar projetos e intervenções.

Gabbois Criou uma estética muito particular, com imagens simples a partir de elementos o dia a dia, tá voando no insta.

Vladimir Abik Um. russo que brinca com o digital e o físico, com uma classe que poucos tem, esse é disparado o meu projeto preferido.

Estúdios e Coletivos

PlayLab Inc. Uma das minhas maiores referências hoje, eles conseguem unir muito bem arte, design e comunicação.

Schooool Estúdio experimental que está sempre desafiando as barreiras do digital, criam tendências e estéticas novas a cada projeto.

Hawraf Estúdio que fechou em 2018, era conhecido por ter um processos aberto e transparente, você pode acessar tudo sobre eles neste drive.

Barkas O que mais admiro dessa galera é que mais do que um estúdio de design eles também criam e tocam negócios, são donos de um mini mercado, uma linha de bebidas e até uma marca de café.

Jon Rubin Estúdio de arte experimental, levei um tempinho para entender o significado dos projetos, mas uma vez que passei essa barreira, curti muito.

Cards Against Humanity Um jogo de cartas que faz comunicação melhor de que muitos estúdios e agências, sempre com um posicionamento político, são criativos e extremamente inovadores, o blog está desatualizado, mas ainda assim tem bastante coisa lá, segue eles twitter.

LabeouFronkkoTurner Eles conseguem, de forma brilhante, conectar histórias a partir de experiências simples de entender e interagir.

Shoot The Shit 🇧🇷 Galera muito gente fina que cria projetos que misturam comunicação com impacto social.

Smile Flame 🇧🇷 Projetos autorais e patrocinados, eles criam novas formas de desenvolver projetos para gerar o bem de pessoas e comunidades.

Irmãos Ballverdu 🇧🇷 Galera mão na massa que vai para a rua e faz ideias simples acontecerem.

Special Projects Eles reinventam a nossa relação com tecnologia a partir de projetos artísticos baseados em pesquisa com os usuário.

MSCHF Uma empresa que está reiventando a forma como arte e comunicação é feita. Além do site vale uma lida nessa matéria do NYTimes.

Blogs e Plataformas

Latest.Is Lista automática de 10 links aleatórios, as vezes são sobre tech, as vezes de design, as vezes sobre os dois.

Experiments With Google Um hub de experimentos feitos a partir de tecnologias disponibilizada pelo Google.

Creative Doc Uma plataforma de entrevistas com foco em design e suas disciplinas, instagram deles é muito bom para refs e grupo no slack também.

New Yorker Cartoons Cartoons são muito bons para buscar insights e inspiração.

DESK MAG Tem bastante conteúdo, alguns bons outros nem tanto, curto pelo tom direto e objetivo.

Fiverr Plataforma de gigs “baratos”. Muita gente critica a qualidade da entrega, eu acredito que depende muito do estágio do seu projeto, ela é ótima para protótipos.

Graphicriver Um marketplace de arquivos para todo tipo de projeto, sempre me salva, uso muito para baixar mockups.

Minimal Gallery Um repositório de sites simples, cleans e direto ao ponto.

The Creative Independent Muito completo em conteúdo mas bem denso complicado de navegar, recomendo começar por esse artigo.

The Publik Library É uma iniciativa bem nova, ainda não tenho uma opinião formada, mas curti o formato do primeiro conteúdo que assisti.

Company.Design Blogs criados e mantidos pelas equipes de design de grandes empresas, são as dicas de processos, gestão e ferramentas. Da uma olhada no no Nubank.Design, Google.Design, Airbnb.Design, Spotify.Design, Facebook.Design, Slack.Design.

Product Hunt Funciona como um fórum, um bom lugar para encontrar iniciativas e plataformas novas, tem muita coisa interessante mas muita merda também.

WorkingNotWorking Plataforma para conectar criativos e briefings, acho o conceito interessante criei um perfil mas parei por aí.

Creators Plataforma brasileira que segue a mesma linha do WorkingNotWorking.

Invision Inside Design Invision tem um excelente blog, com conteúdos em todos os níveis, seja para alguém que já trabalha em design há um tempo ou quem quer começar.

Toolbox Hyper Island Uma caixa de ferramentas com dinâmicas e atividades para facilitar grupos, tanto em brainstorm quanto para gerência de times e projetos.

99u Curadoria de conteúdos relacionados com criatividade, é bom, mas dá muita volta e pouco objetivo. Entra se tiver com tempo.

Fuck I Wish I Knew That Uma curadoria de links, tipo essa que vocês tá lendo agora, só que com uma UI melhor.

SwissMiss Referências infinitas, Tina Roth Eisenberg, traz semanalmente link para artigos, produtos, vídeos, sempre com o foco e o olhar para o design. Recomendo assinar a newsletter dela.

Pessoas criativas e pensadoras

Escreve absurdamente e com relevância no território criativo.

Boas ideias, bons projetos, curto que ele está sempre buscando formas independentes de viver de criatividade.

Uma pessoa com o coração gigante, além de criar projetos independentes que são do caralho, recomendo marcar um papo hora e conhecer ele pessoalmente.

Tem um pé grande no universo de comunicação/agências mas consegue conciliar muito bem projetos independentes com projetos patrocinados por marcas.

Para ser sincero não sei muito bem qual é a dele, mas gosto da forma com que ele consegue unir insights e design para materializar seus projetos.

Doidão do bem, tem uma lixa experimental com veia artística que curto bastante, vale a pena dar uma olhada no insta dele tb.

Une humor com cultura digital, tem um trabalho de design com olhar para novas mídias, você já deve ter visto um trabalho dele no insta.

Curte estéticas diferentes em vídeo? Essa é a pessoa para seguir, está sempre criando novas formas de experimentar em conteúdos em video.

Empreendedor de verdade, ficou rico a partir de startups que criou sozinho, tem um ótimo blog sobre experimentos e processos.

Está sempre fazendo projetos novos, muitas vezes focando em unir tecnologia e produtos no processo de comunicação.

Não sei se chamaria ele de artista, mas o personagem que ele criou questiona muito bem o que significar ser um artista nos dias de hoje.

Ela usa startups como forma de criar e apresentar projetos para o mundo, brincando com humor e insights reais do dia a dia.

Meio designer meio artista, acho que ainda está tentando descobrindo que caminho seguir.

Oli Frost Está sempre com um projeto novo e quase sempre meio sem noção, tipo colocar todos os dados das suas redes sociais a venda no ebay.

Scott Conrad Kelly Mistura arte com comunicação, vem de um background de agência e concilia muito bem os dois mundos. Você já deve ter visto esse projeto dele em algum lugar.

Brian Lovin Minha principal inspiração para deixar esse site como do jeitinho que você está vendo agora, ele tem um foco em projetos mas também com conteúdo, sem contar o excelente blog.

icon

Um canal sobre criatividade É isso, tô tentando virar youtuber. Criei o TAB-TAB, um canal de conteúdo a partir das tabs que tenho abertas no browser. Assistir episódios

icon

Blog Jun 2, 2021 Cargo, Semplice, Squarespace, Readymag, afinal, onde criar meu portfolio? Depende. Eu acredito que existam dois tipos de portfólios, quando você está procurando emprego, e quando não. Ler artigo

icon

Ferramentas e templates Ferramentas e apps que uso diariamente, algumas por diversão, outras por produtividade. Tem um pouco de tudo e com o tempo vou adicionando algumas coisas novas aqui também. Ver ferramentas