Hyper Island

Hyper Island

Ocupei o cargo de Creative Lead na Hyper Island, entre 2016-2020, durante esse tempo meu desafio foi desbloquear a criatividade em nossas soluções in company e nos cursos abertos. Depois que me apaixonei por falar em público, também me tornei o porta-voz de eventos e grandes platéias.

icon

E se ao invés de fazer ideias a gente começasse conversas?

Esse virou o meu mantra, parece auto-ajuda né? Mas era por um bom motivo. Como Creative Lead meu desafio nos nossos projetos e cursos era inspirar e provocar times, e suas lideranças, a refletirem sobre os pilares de criatividade, DYI e prototipagem.

image

Trocando em miúdos, minhas sessões convidavam os participantes a colocar um projeto de pé, no mundo real, com recursos escassos, buscando resultados rápidos para acelerar a curva de aprendizagem e diminuir a distância entre a concepção e o desenvolvimento de uma ideia. Meu checklist antes de cada sessão:

  • Despertar o sentimento de "aprender fazendo";
  • Como ideias simples e experimentação podem trazer grandes impactos no nosso dia a dia;
  • Não ter todas as respostas pode ser o melhor caminho para chegar em nas melhores soluções;
  • Como promover uma cultura de experimentação no dia a dia de trabalho;
  • A importância de pensar na execução e não apenas fantasiar ideias;

Durante os anos, tive a oportunidade de trabalhar com grandes empresas dos mais diversos setores, como Coca-Cola, Uber, Nestlé, Google, Bayer, entre muitas outras.

icon

Yahoo! Montamos o FutureLab, uma iniciativa para explorar hoje as oportunidades de negócio do amanhã. Um série de workshops hands on que funcionou como uma ponte para conectar o Yahoo! (agora Verizon Media) aos seu clientes e parceiros estratégicos, ao mesmo tempo em que explorou todo o potencial dos produtos e serviços da empresa.

icon

Bayer Uma série de programas nas divisões da Pharma e da Crop Science, projetados para desafiar os times em experiências práticas que ajudaram a impulsionar a transformação da empresa de baixo para cima. Os projetos resultaram em uma série de iniciativas lançadas no mercado, resultando em prêmios internos e externos e inovações centradas no consumidor.

icon

Nestlé O programa de relacionamento da Nestlé foi relançado em 2018 sob o nome de Nestlé Com Você. O desafio desse projeto foi, mapear territórios e recomendação de iniciativas que o Nestlé Com Você poderia trabalhar a partir da facilitação de uma série de workshops práticos que contou com consumidores Nestlé e Colaboradores para desvendar pilares do novo programa de relacionamento.

icon

Itaú Programa de 9 meses feito sob medida e desenhado para equipes multifuncionais, criando a estrutura para trabalharem juntos, em problemas reais, com uma mentalidade inovadora. 200 pessoas impactadas diretamente, uma jornada longa dividida em sessões de 4 hora em 8 módulos: Human Centered Design; Team Building; Active Observation/Listening; Data Processing; Ideation; Prototyping; Storytelling; Final Pitches

icon

Bloomin' Brands Desenvolvemos uma jornada de workshops com toda a liderança da Bloomin’ Brands no Brasil para co-criar o caminho de actionable reinvention da marca Abbraccio. Juntos desenvolvemos os pilares estratégicos que estão guiando a consolidação da marca no país.

Minhas sessões eram norteadas por ideação + prototipagem: em um curto período de tempo, os participantes passam por diferentes dinâmicas para: criar > prototipar > lançar um projeto do zero. Aqui estão algumas das minhas ferramentas mais usadas:

image

Nunca ouviu falar sobre a Hyper Island? Aqui tem um vídeo curtinho que explica bem, mas para resumir:

A Hyper Island é uma escola de negócios criativa com serviços de consultoria que empodera indivíduos e organizações para se adaptarem e liderarem em um mundo em constante transformação.

Antes de assumir o papel de Creative Lead no Brasil, eu fui, por dois anos, estudante do nosso programa Digital Media Creative, em Estocolmo, e de lá voltei com 4 grandes aprendizados:

  • Apaixone-se por problemas, não por soluções
  • Perguntas são muito mais importantes do que respostas
  • Não existe resposta certa, teste, experimente e descubra o que funciona para você
  • Time é tudo

image

Além de estar no palco e desenhar jornadas de aprendizado, criei MAKE by Hyper Island, um cartão que ajuda a transformar ideias em realidade, implementei a nossa toolbox em português, estruturei e toquei o nosso primeiro espaço criativo na América Latina no centro de São Paulo.

image

image

image

image

icon

Desafio Despertar a criatividade em grandes empresas, levando em conta as suas diferentes realidades e contextos de cada time e setor que a empresa atua.

icon

Solução Criar, testar e aplicar metodologias e processos que possibilitem que toda e qualquer pessoa possa despertar a criatividade no dia a dia.

icon

Meu papel Facilitação de times diversos, estimulando a criatividade e colaboração em sessões de práticas, além de palestras para grandes e pequenos públicos.

icon

PopLoad Festival Uma consultoria criativa para um dos festivais de música mais fodas do país. O desafio aqui foi criar um conceito norteasse toda a comunicação do festival para fãs, patrocinadores, influenciadores e jornalistas. Ver case

icon

Home Refill Um serviço de compras online que busca o consumo consciente e sem desperdícios. Meu desafio aqui foi criar uma campanha de lançamento que traduzisse o posicionamento da marca uma forma criativa e inovadora. Ver case

icon

Estúdio GRANDE Um pequeno estúdio de intervenções urbanas. Projeto independente que reune a minha paixão por arte de rua e tudo que sei sobre comunicação para criar projetos para a as pessoas, para a cidade, e as vezes, para clientes. Ver case