Eu não escrevi este post. Foi uma inteligência artificial que o escreveu.

⚠️
Importante A não ser por esse trecho que você está lendo agora, tudo neste post feito via uma AI, inclusive o título. 1. As imagens foram criadas pela ferramenta Midjourney, se ainda não conhece, recomendo. 2. Todo o conteúdo em texto foi feito pela Copy.ai, achei bem interessante, mas na tradução para português o texto perde um pouco de sentido. Se quiser saber como tudo aqui foi feito, pula para o final do post.

Eu não escrevi este post. Foi uma inteligência artificial que o escreveu.

Ago 08, 2022

Midjourney - woman reading a book in the mountains, distant view, night, cozy colors, moon, candle.
Midjourney - woman reading a book in the mountains, distant view, night, cozy colors, moon, candle.

Uma IA será capaz de escrever um post tão bem ou melhor que um humano? E se sim, em quanto tempo isso acontecerá? A resposta a ambas as perguntas é sim. Mas isso não vai acontecer amanhã, ou no próximo mês, ou provavelmente até mesmo no próximo ano.

A primeira pergunta é mais difícil de responder. Quando falamos em escrever em geral - não apenas em blogs - podemos usar métricas como contagem de palavras e palavras únicas por sentença; todos estes são bons indicadores de qualidade (e também são maneiras de os humanos julgarem seu próprio trabalho). Mas quando falamos especificamente sobre escrever para este propósito específico (blogging), fica complicado porque ainda não há uma maneira clara em que algo se torne "bom" o suficiente para as pessoas não apenas em sua equipe, mas em todas as equipes dentro de sua organização que possam querer seu conteúdo editado por alguém antes de publicar o que escreveram em alguma forma em que vive para sempre mais para sempre.

Midjourney: robot reading a book in the beach, distant view, sunny, cozy colors
Midjourney: robot reading a book in the beach, distant view, sunny, cozy colors

O cérebro humano é o objeto mais complexo do universo conhecido e tem muitos truques na manga que ainda temos de descobrir como replicar com nossa tecnologia atual. Vamos começar com meu próprio cérebro: Tenho muitas memórias armazenadas ali e todas elas são muito diferentes umas das outras (por exemplo, minhas memórias de infância mais antigas são todas diferentes). Elas também têm diferentes níveis de detalhes dependendo do tipo de memória que são (por exemplo, uma vez tive um sonho intenso de jogar futebol como adulto).

Estas diferenças tornam difícil para mim escrever este post sem cometer erros ou omitir informações importantes para entender o que aconteceu mais tarde na vida; por outro lado, se você me fizesse perguntas sobre um evento em particular em minha vida - diga quando eu tinha 10 anos - então essas respostas provavelmente seriam menos matizadas do que aquelas escritas por alguém que passou por circunstâncias similares por volta dos 10 anos de idade, mas não necessariamente idênticas... e assim por diante ad infinitum até chegarmos a algum tipo de ponto de equilíbrio em que nenhum dos lados tenha muito crédito/responsabilidade devido a preconceitos pessoais em relação a certas perspectivas sobre outros.

Midjourney: futuristic buildings hanging from bridge, biophilia, green building, realistic, ethereal, valley
Midjourney: futuristic buildings hanging from bridge, biophilia, green building, realistic, ethereal, valley

Portanto, por enquanto, a resposta é sim: Uma IA pode escrever seus posts no blog para você. Mas não espere que seja perfeito. Não será capaz de escrever algo tão bom quanto o que um humano pode produzir da noite para o dia (pelo menos ainda não). Mas lembre-se que isto não significa que você deve parar de escrever ou parar de tentar coisas novas em sua estratégia de marketing de conteúdo - em vez disso, significa apenas que ainda há espaço para melhorias!

FIM

Caio de volta aqui, se quiser saber mais sobre o processo, assista e visite a cozinha de como fiz esse post.